
Dentre as diversas e importantes estratégias do Marketing Digital, existe uma sigla muito conhecida e que faz toda a diferença na hora do seu produto ou serviço ser encontrado nas redes. Estamos falando de SEO – Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. Mas afinal, o que é SEO?
O QUE É SEO?
SEO consiste em um conjunto de técnicas que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de seus conteúdos e páginas em mecanismos de busca. Em outras palavras, tem como objetivo alcançar bons rankings orgânicos para seu site, blog, e-commerce ou página na web. Ou seja, sem pagar por anúncios. Alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca é um dos maiores objetivos de quem investe em Marketing Digital. Afinal, cliques gratuitos e mais visitantes em seu site são mais do que bem-vindos.
Ser encontrado em mecanismos de busca é essencial. No entanto, apenas estar na internet não é suficiente. Os motores de pesquisa, como por exemplo o algoritmo do Google e o Yahoo, possuem alguns pré-requisitos que influenciam na hora do seu site ou conteúdo ser encontrado por eles. Sim, não é ao acaso que quando você busca uma palavra ou serviço recebe os resultados em uma determinada ordem. Ser relevante é de extrema importância, afinal quem é visto é lembrado e é aí que o SEO faz a diferença, ainda mais estando num período digital onde a concorrência pelas posições nos motores de busca está cada vez maior.
EXPERIÊNCIA
Hoje em dia, motores de busca procuram oferecer os melhores resultados para a experiência do usuário. Diversas técnicas podem ser aplicadas para mostrar aos buscadores que o seu site pode proporcionar uma boa experiência e consequentemente melhorar o seus ranking. Otimizar sua página é deixá-la mais compreensível e visível tanto para os usuários quanto para os crawlers.
CRAWLER
Crawler, também conhecido como Spider ou Bot, trata-se de um robô utilizado pelos buscadores para rastrear e indexar páginas de um site. Em outras palavras, ele captura informações das páginas e insere os links encontrados em uma base de dados de motores de pesquisa. Assim, organiza os conteúdos para auxiliar o usuário e apresenta os sites mais relevantes e completos para responder a necessidade que gerou a busca. Mas, esses robôs não enxergam sites da mesma forma que o usuário. Eles não são capazes de visualizar javascript e imagens, apenas texto e código. Um detalhe que pode fazer toda a diferença.
Logo, quando um site ou blog possui imagens é muito importante e fundamental trabalhar o texto alternativo, que é a descrição completa da imagem, auxiliando os robôs a entenderem do que se trata aquela figura. Quando as imagens não possuem essa descrição, os mecanismos de busca acabam enxergando esses espaços como furos no site, tornando o conteúdo menos relevante. Você pode até pensar que o mais importante em termos de SEO é a maneira como você produz o texto ou o uso de palavras-chave do seu conteúdo. Porém, ignorar os recursos de SEO para imagens é um erro que muitos cometem e não deveriam.
A otimização de sites e blogs levando em consideração as técnicas de SEO, podem posicionar as empresas nos primeiros resultados nas páginas de resultados de pesquisas e consequentemente, aumentar as oportunidades de negócios, uma vez que uma grande porcentagem das pessoas que fazem pesquisas clicam apenas nos resultados da primeira página. Sendo assim, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico, possibilitando mais visibilidade para as páginas na web. Além disso, essa estratégia é fundamental para a empresa ou negócio se destacar no meio digital e como resultado gerar mais leads, clientes e faturamento.
Atualmente existem muitos fatores que influenciam nos resultados, como a qualidade e tamanho do conteúdo, título interno, SEO título e muito mais. Isso é assunto para o nosso próximo post. Vamos mergulhar mais a fundo no universo do Search Engine Optimization. Não perca!