Mídia de Performance e a conversão com precisão

Hoje é dia de mais um capítulo do Marketing Digital. O Universo que adoramos explorar, repleto de possibilidades e ferramentas com o objetivo de abrir o canal com o consumidor e, claro, gerar conversão. Como já falamos outras vezes, tudo está na rede. O que você como consumidor costuma fazer antes de efetuar uma compra? Compara preços? Pesquisa experiências de outros consumidores? Checa a avaliação de compradores anteriores? Consulta blogs de especialistas? Ou todas as alternativas anteriores? Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas vêm se transformando digitalmente para acompanhar todo esse processo e melhorar cada vez mais sua performance. Performance é desempenho, aquilo que buscamos sempre aprimorar. Por isso o tema da vez é mídia de performance.

Mídia de Performance e a conversão com precisão

Em um passado não muito distante, investir em anúncios pagos como Google e Facebook Ads não era um recurso muito utilizado, dando mais espaço a uma estratégia focada em tráfego orgânico. Mas hoje em dia, combinar mídias pagas a outras estratégias de marketing é uma receita de sucesso. As mídias pagas então dentro do que chamamos de Marketing de Performance e trata-se de um tipo de propaganda que é paga de acordo com a performance do anúncio. Mas como assim?

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, em duas siglas comuns nesse meio: CPM (cost per mille) e CPC (cost per click). A primeira é quando o orçamento é direcionado de acordo com a quantidade de vezes que o anúncio foi visto e a segunda pela quantidade de cliques que recebeu. Um anúncio também pode ser precificado de acordo com quantos leads ele gerou, entre outras possibilidades. Sendo assim, é de extrema importância segmentar bem a campanha, para atingir o público certo e consequentemente os resultados esperados. Um target bem definido é indispensável e faz toda a diferença. 

Precisão dos resultados

As mídias de performance medem com precisão os resultados do orçamento investido, além de identificar em qual etapa houve a conversão do consumidor, o que não é possível nas mídias de massa. Assim, é possível analisar o desempenho da campanha e sua efetividade que ajuda a traçar as estratégias de marketing a serem seguidas.

Mas vale lembrar que para alcançar e manter o bom desempenho, os esforços investidos em Mídias de Performance devem ser contínuos e parte de um mix de ações de marketing. Não existe mágica, existe um bom planejamento combinado a uma estratégia bem desenhada e informações relevante de acordo com o serviço ou produto oferecido.

Precisão dos resultados

A ferramenta de criação e execução de campanhas de mídia de performance mais usada é o Google Ads. Através de suas métricas, é possível avaliar a performance de cada etapa da compra do cliente. Outro conhecido é o Facebook Ads, que também possibilita segmentar as campanhas criadas e tem um sistema de cobrança similar ao Google Ads, onde o usuário paga de acordo com a performance do anúncio. Sem esquecer do Instagram for Business, que fornece métricas relevantes sobre o perfil da empresa e recebe referente ao tempo do anúncio no ar e as conversões obtidas.

Mais uma vez concluímos que no mundo digital tudo muda o tempo todo e que estar atento e disposto a essas mudanças pode trazer benefícios enormes. A mídia de performance aliada a uma boa estratégia de marketing pode trazer resultados fantásticos. Assim como os consumidores é preciso sempre estar atento e de olho no mercado para oferecer o melhor. Até a próxima! 

compartilhar: